sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD)

E aí galera, hoje estou bastante empolgado com a postagem que irei fazer. Vou falar sobre um assunto que deve ser por obrigação de interesse dos estudantes de Biblioteconomia. O ENEBD. Tal evento é de suma importância na questão da troca de experiências e principalmente no aprendizado por meio de pessoas renomeadas do cenário nacional da Biblioteconomia.

Fiquem por dentro do evento. Todas as abordagens que serão feitas são primordiais pra que o tudo aconteça de melhor forma possível.

O que é o ENEBD?

O Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, ou simplesmente ENEBD, visa promover a integração entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, docentes e as universidades, e possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social. Se realiza todo ano no final de julho.O ENEBD é promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia e Documentação, Ciência e Gestão da Informação e realizado por uma Comissão Organizadora (CO) formada por alunos da escola-sede.

O que é Executiva?

A Executiva Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação - ExNEBD - é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo representar e congregar o movimento estudantil de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. Para que a ExNEBD possa atuar mais próximo de todos os estudantes por ela representados são criadas as executivas regionais, que se dividem em Norte/Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul. Cada regional tem uma diretoria própria e seus encontros próprios, os EREBDs.

O que é Grupo de Estudo?

Atividade onde se discutem os temas propostos para o evento, a fim de formular propostas de atuação para os CAs, DAs e Executivas. Estas propostas deverão ser encaminhadas à Plenária Final para votação de todos os estudantes presentes, podendo ser aprovadas ou não.

O que são Trabalhos Discentes?

Trabalho discente ou Trabalho Acadêmico é uma oportunidade de vivenciar a exposição de suas idéias em seminários para um grande número de pessoas. Visto que se trata de um acontecimento onde muitas pessoas estarão presentes assistindo e muitas outras também tendo a intenção de apresentar. Os trabalho são avaliados por uma comissão técnica compostas por discentes e docentes.

O que é Plenária Final?

Atividade que sintetiza todas as discussões levantadas ao longo do encontro. As propostas elaboradas nos Grupos de Estudos são encaminhadas à Plenária Final e votadas pelos estudantes. Depois de aprovadas, as propostas tornam-se parte das diretrizes que CAs, DAs e Executivas terão como meta para o próximo período, determinado na própria Plenária Final. A Plenária final decide onde vai ser realizado o próximo encontro e tem poder para alterar o estatuto.

Normas do ENEBD

1. Arrastarás o próximo sem nele tocar;
2. Não cobiçarás a(o) mulher(homem) da(o) próxima(o), se o próximo estiver muito próximo;
3. Manterás a limpeza do alojamento e higiene pessoal para o bem dos próximos;
4. Não soltarás PUM no alojamento e nem no auditório;
5. Maldito serás se perderes o crachá e os horários de palestras e refeições, pois não comerás e também serás expulso do Paraíso;
6. Não dormirás durante 3 dias e 2 noites, e nem cochilarás nas palestras;
7. Não entrarás na sala da CO, pois lá tem a árvore da vida, ar condicionado, frigobar lotado de breja e outros prazeres indescritíveis;
8. Participarás ativamente de CORPO e alma de todas as divinas atividades do XXVI ENEBD;
9. Não ficarás de mal humor e esconderá o stress de seu próximo;
10. Guardarás no fundo do coração as melhores e mais ternas lembranças do XXVI ENEBD.

Siga estas instruções e sua sua participação no ENEBD sera abençoada pelo nosso REI.

O QUE É ARRASTÃO?

Parte tradicionalíssima dos eventos da Comunidade Estudantil da Ciência da Informação que acontece todas as noites no alojamento. Trata-se de uma turma superanimada que sai levando alegria a todos os participantes. Vocês terão a oportunidade única de descobrir ..." não é bagunça não, o Arrastão é tradição..." O Arrastão é composto pelo todo poderoso Júlio Rei, que comanda o arrastão e por seus discípulos que nunca estão cansados para seguir o REI.

Espero que todos se interessem e participem do evento, pois um bom profissional começa a ser formado desde a universidade até ele alcançar suas experiências. Portanto, esperem que em 2011 o ENEBD será no Amazonas, uma oportunidade única. Não percam! Falarei mais sobre isso em breve.

Saiba Mais:

http://www.cce.udesc.br/cab/oqueeoenebd.htm


Um comentário:

  1. As normas são o máximoooo!!!! Genteee ri muiiito. E olha que vamos participar da CO hein. Vamos fazer o arrastão e tudo mais. Mas, sem brincadeiras agora, o post está bem esclarecedor e divertido. Parabéns!

    ResponderExcluir