sábado, 4 de setembro de 2010

ENEBD 2011 em Manaus !



Mais uma vez volto a falar do ENEBD. Porém do que será realizado no Amazonas mais especificamente em Manaus e na UFAM. É gente, é isso mesmo que vocês leram, Manaus será prestigiado com o evento nacional. E quem ganhará com tudo isso somos nós, estudantes, pois teremos a oportunidade de participar de um evento desse porte.

Em Julho de 2011 a Universidade Federal do Amazonas abrirá as portas para receber os alunos de todo o Brasil para em reunião trocarmos as diversas experiências.

Os acadêmicos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas, preocupados com o bem-estar social, o desevolvimento da produção científica e a valorização do profissional da informação. Percebendo que nos últimos anos vem ocorrendo diversas tranformações nas políticas informacionais, na implantação de novas tecnologias de informação e de comunicação, tornando as práticas cada vez mais desafiadoras visto às mudanças repentinas do mercado.

Preocupados em como tais profissionais podem atuar de maneira eficaz e conquistar espaço no mercado de trabalho e na busca por novos campos de atuação, o XXXIV ENEBD será realizado na cidade de Manaus –AM, com data definida no período de 26 à 30 de julho de 2011, sob a responsabilidade desta Comissão Organizadora (C.O), acadêmicos do curso de Biblioteconomia e pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM).


Por que fazer o ENEBD em Manaus ?

O ENEBD é um dos encontros de maior impacto nas áreas de Biblioteconomia e Documentação, Ciência e Gestão da Informação no país. Os acadêmicos de Biblioteconomia da UFAM bem como profissionais da região norte, são carentes de espaços onde possam estar socializando, reciclando seus conhecimentos e adquirindo novos e dessa forma, promover melhorias na profissão.

É sabido que eventos da natureza técnico-científico e social, impulsionam a disseminação, participação, troca de experiências e permuta cultural,e que estas complementam a formação acadêmica. Em mais de 40 anos de implantação do curso, jamais houve uma edição sequer deste encontro, sabemos que é um grande desafio, o qual estamos dispostos a lutar incansavelmente, pois há preocupação dos acadêmicos quanto às perspectivas do mercado de trabalho, a atuação e os desafios, objetos que são diferentemente compreendidos na troca de experiências, não podendo limitar-se ao que a literatura dissemina.

Objetivos

Objetivo geral

Oferecer a 34ª edição do ENEBD na cidade de Manaus, região Norte do Brasil, no sentido de integrar os estudantes e profissionais das diversas regiões brasileiras, estimularem o intercâmbio científico, social e cultural dos participantes, a partir da análise crítica do curso frente ao mercado de trabalho e realidade socioeconômica brasileira.

Objetivos específicos

· Desenvolver palestras, mini-cursos, grupos de trabalho e exposições com o propósito de gerar a reflexão acerca da prática profissional frente ao mercado de trabalho;

· Mostrar os campos de atuação onde o profissional da informação pode atuar.

· Apresentar a realidade da região Norte, no que tange à área da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia;

· Comparar a realidade da região Norte com as demais regiões brasileiras;

· Gerar propostas de melhorias, no que tange à atuação profissional, a partir do processo dialógico estabelecido com as demais realidades brasileiras.


Comissão Organizadora

Os integrantes da C.O são acadêmicos do curso de Biblioteconomia e integrantes do centro acadêmico do referido curso. Pessoas responsáveis e compromissadas com a pesquisa científica e busca por melhorias na profissão.

A comissão será distribuída da seguinte maneira

Geral, Científica, Comunicação, Cultural, Financeira, Infra-estrutura, Alimentação e Staff

Esse é um grande resumo acerca do ENEBD 2011, os interessados em saber mais é só entrar em contato que disponibilizaremos o Projeto de Organização completo.

Um comentário: