domingo, 19 de setembro de 2010

Batalha dos editores gráficos- O famoso Photoshop contra o incrível GIMP!

A arte de editar e modificar fotos não é nenhuma novidade. Iniciada na década de 90, a edição de fotos a princípio era dedicada apenas aos profissionais do ramo, porém com o passar do tempo e o desenvolvimento de softwares livres, a moda se propagou entre os usuários domésticos.


Uma coisa é fato, a primeira palavra que você pensa ao falar em imagens é, sem dúvida, photoshop. O Adobe Photoshop, que foi lançado em 1996, conquistou uma incrível gama de usuários, mas poucos sabem que o grande precursor das edições não foi o Photoshop, e sim o Corel PhotoPaint. A briga entre os dois veio crescendo durante todos esses anos, mas não significa que eles sejam os melhores para tais tarefas.


O famoso Photoshop

Hoje vamos abordar os principais recursos e características dos editores mais eficientes e populares, e o primeiro a ser abordado é o Adobe Photoshop. Famoso por seus recursos, o editor custa muito caro, mas tem seus motivos para isso. Trazendo vários filtros e ferramentas inteligentes o Photoshop realmente merece o topo em popularidade.



Os principais destaques no programa ficam por contam da fidelidade nas cores (tanto para utilização na web quanto para impressão) e das ferramentas de boa qualidade. Obviamente muitos usuários reclamam da falta de tutoriais e dicas para utilizar o programa, e é bem esta uma das desvantagens do aplicativo: excesso de recursos.

Como o software foi construído dedicado apenas para os designers e profissionais da área, é normal que os usuários não familiarizados com o programa encontrem dificuldades. Em contraposto a dificuldade, deve-se admitir que a quantidade de funções que o programa fornece é ideal para fazer diversas tarefas, principalmente na edição imagens.






O incrível GIMP

O projeto que teve início anteriormente ao lançamento do Photoshop, sempre foi baseado em código livre. Trazendo tantas ferramentas e filtros como o líder de mercado, o GIMP ganha seus destaques na gratuidade, no suporte a vetor e na boa qualidade das ferramentas. Defeitos? Claro, o GIMP tem seus defeitos, e o maior deles é a má disposição de botões, porém todos os defeitos dele são relevantes considerando-se a grande quantidade de benefícios que ele fornece.

O mais incrível no GIMP não é nem mesmo a capacidade de editar, e sim a possibilidade de criar. Sendo o único editor de imagens gratuitos que trabalha com vetores, ele é certamente um programa a altura do Photoshop e não traz tantas dificuldades para o usuário visto o número de tutoriais que existem para facilitar a vida do usuário.


Edição X Custo—Benefício

Muitos duvidam da capacidade de edição do GIMP e afirmam que ele não tem ferramentas capazes de proporcionar resultados como o do Photoshop. Talvez ele realmente não consiga ser tão eficiente, no entanto nossa equipe vem tentando provar que apesar de algumas ferramentas diferirem em alguns aspectos, e de que os resultados muitas vezes serem mais dificultosos, o GIMP possui sim métodos que proporcionarão bons projetos e resultados finais aceitáveis.
O custo é a maior vantagem que o GIMP oferece, visto que não há nada melhor do que a gratuidade. Já o Photoshop tem seu calcanhar de Aquiles justamente neste aspecto, considerando-se o valor absurdo de quase 1200 dólares. Antes de ler uma última conclusão, veja a tabela abaixo, que montamos pensando nos níveis padrões de um usuário doméstico:


Não há dúvidas, o GIMP ganha a batalha por ser acessível a qualquer usuário, mas o Photoshop continua sendo o rei da edição. Caso você tenha mais de dois mil reais sobrando, talvez deva investir no programa da Adobe, do contrário o GIMP é a melhor solução e com toda certeza é bom o suficiente para editar as mais diversas imagens e proporcionar resultados profissionais.

2 comentários:

  1. Boa Fernanda,esse editor faz com que muitas pessoas ultilizem esses tipo de serviços para modificar ou melhorar algumas imperfeições no matérial trabalhado.Bastante enteressante,saber mais um pouco de um todo do que realmente esse mundo virtual pode nos propocionar.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. bem,acho que não resta dúvida da qualidade do Photoshop,creio que ele se adeque mais para empresas e profissionais, já que o seu preço é salgado (quase três mil reais.Esse gimp parece interessante, já que parece mais fácil de manusealo...não sabia da existência desse gimp parece bem legall..

    ResponderExcluir