quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tecnologias e Bibliotecas.


Tecnologias e Bibliotecas é uma parceria quem vem dando muito certo, principalmente, no auxílio tecnológico que as unidades de informações têm. Com isso, as vantagens na disponibilização de acervos e documentos se tornou mais acessível e aumentou para melhor a qualidade do atendimento aos seus usuários.

A Tecnologia permite o aparecimento de Bibliotecas Digitais e Bibliotecas Virtuais, como conseqüência traz também desafios. Com a utilização generalizada da internet, as bibliotecas começaram a disponibilizar facilidades de pesquisa e de consulta aos seus acervos, e a aumentar o nível de colaboração entre bibliotecas, nomeadamente:

· criando e mantendo catálogos comuns em linha, facilitando a pesquisa de material bibliográfico, e outras operações tais como a gestão de empréstimos inter-bibliotecas;

· criando grupos de trabalho e de discussão sobre assuntos de interesse para a sua comunidade, e iniciando projetos a uma escala que de outra forma seria impossível, entre outros.


Como foi dito, os desafios são:

1. a automatização de funções existentes, com conseqüentes vantagens de facilidade e comodidade de gestão e de utilização dos serviços;

2. o aparecimento de novos formatos digitais, implicando uma evolução constante das técnicas de catalogação e de indexação. entre outros.


Tecnologia numa Biblioteca


Podem-se considerar três ciclos de utilização da tecnologia em bibliotecas:

1- fichas em papel;

2- microfotografia;

3- informática.


As fichas em papel, embora sejam ainda utilizadas por muitas bibliotecas, não trazem nenhumas vantagens em particular, e fazem parte de um ciclo de utilização de tecnologia que já se esgotou. A microfotografia e a informática permitiram, a um baixo custo, manter cópias de obras (em microfilme e em suporte digital respectivamente) que de outra forma difícilmente poderiam ser guardadas numa biblioteca, por questões de espaço, de condições de conservação, ou de disponibilidade de cópias de um determinado material. É comum em muitas bibliotecas, desde os anos 50, micro-fotografar os jornais e as revistas de grande tiragem. No entanto, o custo elevado do material necessário para visualizar um microfilme ou uma microficha torna a utilização destes materiais restrita ao espaço das bibliotecas e impede que um dos objectivos principais das bibliotecas, a leitura domiciliária, seja concretizado.


A introdução dos computadores permitiu essencialmente a automatização dos catálogos, assistindo nas operações de pesquisa, e de partilha de informação entre bibliotecas. Atualmente, considera-se que a internet deve fazer parte integral de uma Biblioteca, nomeadamente permitindo o acesso aos seus utilizadores ao catálogo e a outra informação, de qualquer lugar e a qualquer hora. A arquitetura informática de um Sistema de Gestão de Biblioteca informatizado é mostrada na figura seguinte:


Saibas Mais :

Um comentário: