domingo, 19 de setembro de 2010

Windows para celulares pode equipar tablet concorrente do iPad

Em 2001, empresa fracassou ao usar Windows comum em PCs touchscreen.

A Microsoft estuda a possibilidade de utilizar o sistema operacional Windows Phone 7 (WP 7), criado para telefones celulares e que chega ao mercado americano entre o final de outubro e o início de novembro, como base para tablets que concorram com o iPad, da Apple.


Segundo o gerente de marketing da divisão de comunicação móvel da empresa, Augusto Valdez, a interface do celular, projetada desde o início para ser usada em telas sensíveis ao toque, pode ser adaptada para telas maiores, como tablets.


A estratégia fortaleceria as chances de sucesso da Microsoft no setor de tablets. Em 2001, a empresa tentou criar o conceito de “Tablet PCs”, computadores com tela sensível ao toque rodando Windows. Sem adaptações de interface e com preço alto para a época, o produto fracassou. Nove anos depois, a Apple conseguiu, utilizando um sistema originalmente criado para celulares, fazer o iPad o maior sucesso de vendas do ano no setor de tecnologia.


“O sistema do tablet pode ser o WP 7, ou algo intermediário entre o WP7 e o Windows 7 para computadores”, afirmou Valdez, durante demonstração do novo sistema operacional para celulares da Microsoft. Na sede da empresa em Redmond, no estado americano de Washington, o G1 teve acesso a um protótipo, fabricado pela LG, já rodando a versão final do WP7.

Depois de erros sucessivos no desenvolvimento de ecossistemas para telefones celulares, a Microsoft decidiu criar uma nova linha de desenvolvimento para o Windows Phone 7. Nada foi aproveitado da versão 6.5, que jamais teve condições técnicas de concorrer com sistemas como o iPhone, da Apple, o Android, do Google, e o Blackberry, da RIM. “Fizemos tudo do zero”, conta Valdez.


Augusto Valdez, responsável pelo desenvolvimentodo WP7. (Foto: Leopoldo Godoy/G1)








Saiba mais acessando:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/windows-para-celulares-pode-equipar-tablet-concorrente-do-ipad.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário