segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Windows Phone 7: razões para sucesso/insucesso


Foto: InformationWeek EUA
Wolfe: ele fala mesmo
por IT Web

18/10/2010
Colunista da InformationWeek EUA, Alexander Wolfe preparou uma coletânea com cinco impressões sobre o produto

Colunista da InformationWeek EUA, Alexander Wolfe preparou uma coletânea com cinco impressões sobre o Windows Phone 7, mais novo sistema operacional da Microsoft que chega ao mercado de smartphones em novembro.

Citando dois pontos negativos e três positivos, o articulista deixa claro que, apesar de melhorado, o software não atende ainda um nicho de mercado que está despontado: o das empresas 2.0.



Negativas

Inovação: O Windows Phone 7 pode não apresentar mais inovação que o BlackBerry, iPhone e Android. No entanto, sua interface elegante coloca-o em suficiente evidência entre a Microsoft e seus competidores.

Oportunidade perdida: a empresa de Bill Gates está perdendo a oportunidade de focar no mercado corporativo, dando atenção a clientes que já são atendidos por outras marcas. Na minha opinião, a fabricante deveria apostar em empresas 2.0, também conhecidas como colaborativas. Posso estar adiantado em relação ao mercado, mas acredito que haja uma gama de oportunidades interessante nesse setor que ainda não é aproveitado.

Positivas

Sistema operacional: a Microsoft finalmente escolheu o software certo. Este, na verdade, é o atributo menos interessante do novo produto, que conseguirá por esse motivo, um espaço de mercado que hoje é dividido por Blackberry, iPhone, e Android. É justo dizer que a companhia está superando sua paralisia de desenvolvimento e fazendo um progresso inicial em seu (antiquado) Windows Office. Além do Windows Phone 7,. Vale citar o o sistema de computação em nuvem Azure, o Office 2010 voltado a empresas 2.0 (e SharePoint).

Os aparelhos não "sugam": OK, talvez o meu palavreado não deve ser tão negativo. No entanto, o iPhone, da Apple - a morte pega antena de lado - tem claramente definido um patamar elevado por desenho industrial. Assim, um bom telefone pode custar mais, mas, diabos, eu mereço. Qual é o lugar onde os primeiros aparelhos Windows Phone 7 quase, talvez, mas não totalmente, passam no teste? Os dispositivos de lançamento são o foco da Samsung, HTC Surround, LG Quantum. Eu não sei quanto a vocês, mas não tenho uma associação de marca parecida com a que faço quando ouço o nome Mercedes-Benz ouvindo o nome das três fabricantes. No entanto, durante o lançamento, Paul Thurrott, que é um profundo estudioso sobre o Microsoft Phone e Windows 7, estava dizendo que eu deveria verificar o foco, porque ele tem uma super tela. Acontece que ele está certo.

Revigorando: A Microsoft está revigorando a proposta "smartphone é um computador". É por isso que estou tão entusiasmado com o Windows 7 Phone. Quando escrevi a reportagem de capa da InformationWeek EUA "Seria o smartphone seu próximo computador?", em outubro de 2008, empresas estavam começando um trabalho sério sobre a ligação de sua força de trabalho móvel além das chamadas de voz simples e-mail. Avançando para final de 2010 - dois anos mais tarde - e é claro que, embora tem havido uma proliferação de aplicativos, os smartphones ainda não se tornaram algo como um substituto do PC. Em vez disso, os smartphones se tornaram, por analogia, mais de um handheld robusto para executivos. Acredito que o Windows 7 Phone pode levar o smartphone para trás para que o "PC de substituição" do modelo, mesmo que apenas por causa de sua postura de colaboração acima. OTOH, talvez eu esteja envolvido em pensamento positivo aqui, mas também é verdade que o "Windows" no Windows Phone 7 não tem nada a ver com o Windows desktop.

3 comentários:

  1. soper moderno o windows phone 7, sucesso ou nao ele coquistara a todos que forem usa-lo

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não entendo nada desses novos aparelhos celulares ultra-modernos, primeiro porque não me interessam, segundo porque mesmo se me interessassem eu não teria condições de compra-lo e terceiro porque eu acho eles um exagero, telefone foi feito para fazer ligações, receber ligações e mandar mensagens, tá certo que alguns são bem utéis quando tocam músicas e tiram fotos, mas tudo que vem muito além disso pra mim é superfulo.
    Ultimamente as mídias estão botando na cabeça das pessoas que para ser legal ou bem sucedido você tem que estar seguindo as inovações passo a passo e na realidade a vida não é assim.
    Você não vai ser menos legal só porque o seu celular é antigo, ou porque ele não pega internet, eu não preciso seguir a tecnologia para ser alguém legal.
    E é por isso que essas grandes empresas ficam se matando para sair na frente e colocar celulares cada vez mais modernos no mercado, sendo que o que diferencia um dos outros são poucas coisas, e que na maioria das vezes as pessoas nem sequer usam.

    ResponderExcluir
  3. Se essa moda Windows Phone 7 pegar as telefonias que se preparem para ouvir reclamações, pois, os vírus acompanham as tecnologias por mais que os anti-vírus sejam atuantes, devemos estar preparados para manusear essa nova ferramenta da era computacional.

    ResponderExcluir