segunda-feira, 4 de outubro de 2010

iPhones desbloqueados são vulneráveis a novo vírus


BOSTON, Estados Unidos (Reuters) - Hackers criaram um vírus que ataca o iPhone ao secretamente tomar controle do aparelho através de conexão com a Internet, afirmaram especialistas em segurança.

O vírus foi detectado na Holanda e só ataca iPhones que tiveram funções de segurança pré-instaladas desconfiguradas por seus usuários, segundo analistas que monitoram a evolução do vírus, conhecido como Duh Worm.

Os hackers tentam usar o vírus para conseguir senhas para sites bancários na Holanda, de acordo com Graham Cluley, pesquisador da produtora de software antivírus Sophos. Quando o usuário de um iPhone tenta acessar um site de banco, o Duh Worm direciona o browser para uma página parecida controlada pelos hackers, disse Cluley.

Os aparelhos vulneráveis tiveram suas funções de segurança desconfiguradas por seus usuários para driblar termos de contrato de uso do aparelho.

Por exemplo, a Apple impede que usuários troquem de operadora para uma não-autorizada e limita a 100 mil o número de programas que podem ser instalados no aparelho. Há milhares de programas não-autorizados em diversas áreas, que incluem ligações pela Internet, acesso WiFi e pornografia.

"A grande maioria dos consumidores não desconfiguram seus iPhones, e têm razão. Esse tipo de medida não viola apenas a garantia do aparelho como também causa instabilidade no iPhone e faz com que ele não funcione corretamente", disse a porta-voz da Apple, Natalie Harrison.

Por Jim Finkle
Retirado de: yahoo.com/tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário