sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Linus Torvalds do Linux no Brasil



Torvalds, ao centro: ovacionado em São Paulo. Foto: Reprodução



Em visita a São Paulo e ao Brasil pela primeira vez, o criador do Linux, Linus Torvalds, falou hoje a uma platéia de desenvolvedores e empreendedores da comunidade de software livre na abertura da feira LinuxCon.

Torvalds defendeu a adoção de aplicações abertas e pesquisas com software livre nas universidades brasileiras.

“As universidades são os melhores ambientes para experimentação e o que nós vemos é um mercado de aplicações abertas crescente no Brasil. Então, o que eu posso dizer para vocês é que vale a pena se especializar em soluções Linux, pois sempre haverá empregos e dinheiro para quem tiver esse conhecimento”, afirmou.

Ao falar sobre formas de ganhar dinheiro, Torvalds foi questionado por Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, sobre seus ganhos pessoais ao criar o Linux. “Você é uma pessoa tão importante para a indústria de TI como Bill Gates ou Steve Jobs, no entanto, não tem uma fração do dinheiro deles. Por que?”, questionou Zemlin.

“Esta foi uma escolha minha, escolhi não ter o dinheiro de Gates ou Jobs. Quando comecei a programar e criar o que seria o Linux fiz isso por diversão. Não podia imaginar, na época, que o sistema que inventei ganharia a importância que tem hoje”, afirmou Torvalds.

O criador do Linux disse ainda que, embora tenha trabalhado em outros projetos ao longo de sua vida, sua grande paixão é o Linux. "Eu me divirto ao mergulhar no kernel", disse Linus, que planeja aproveitar sua passagem pelo Brasil para praticar mergulho no litoral brasileiro.

Linus disse ainda que a comunidade brasileira é muito ativa e só não cresce mais em função de barreiras idiomáticas. "Há muitos programadores talentosos no Brasil que não falam ou leem inglês, o que prejudica sua integração na comunidade internacional Linux", disse.

A LinuxCon vai discutir até amanhã tendências em aplicações abertas para soluções de mobilidade, computação em nuvem e segurança de dados.

Além de Torvalds, vão palestrar no evento Jim Zemlin, Jane Silber, CEO da Canonical (a empresa que representa comercialmente a distribuição Ubuntu) e Ian Pratt, fundador do XenSource.
Edição: Neto Crysalis | Fonte: Info

3 comentários:

  1. A importancia de como a linux esta tendo no mundo e no Brasil, entao os criadores tem que da mais importancia para esses eventos.

    ResponderExcluir
  2. nossa muito legal esse bate papo com uma pessoa que fez algo tão importante, para todos até memsmo para a amior difusão do assunto.

    ResponderExcluir
  3. ELe é tão inteligente que chego até a sentir inveja dele.Claro uma inveja boa.

    ResponderExcluir