O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.
Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Organization for Standartization - ISO 2108 - 1972.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.
O QUE É ISSN?
É um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado, sob um determinado título.
Apenas uma parte do que é o ISBN foi postada. Porém, no site abaixo disponibilizado, vocês poderão obter as informações mais específicas. Acessem!
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=26
bem inportante esse sistema pra identificar todas as publicações do mundo, para que as passoas nao confudam de onde é originada uma publicação.
ResponderExcluirBem esclarecedor, agora sim eu estou por dentro desses dois conceitos e sistemas que são essenciais para nosso curso. Valeu Thaylon =D
ResponderExcluirO texto é ótimo! Acho que agora ficou esclarecida a função destes códigos. Leiam no blog Bibliotecários do futuro uma postagem que fiz sobre um programa que faz cadastro de livros através do ISBN. É um exemplo prático de aplicação deste código na rotina de gerenciamento de um acervo.
ResponderExcluirOutro aspecto interessante da postagem do Taylon é que podemos perceber que os livros estão recebendo um número de cadastro mais funcional do que nós, visto que, tanto ISSN quanto ISBN são padrões internacionalmente reconhecidos.