segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Por dentro da Biblioteconomia!

Essa é sem dúvida a pergunta que todas as pessoas fazem ao falarmos o nome do nosso curso. Uma vez que somos estudantes do mesmo, nada mais justo que situá-los sobre o que realmente é a Biblioteconomia.

O que é Biblioteconomia?

Ressaltando o conceito mais técnico, podemos definir assim: " Biblioteconomia é composta por três - biblíon(livro) + théke(caixa) + nomos(regra) - aos quais juntou-se e sufixo ia. Etimologicamente, portanto, Biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas, edifícios".
Mas para quebrar um pouco esse tabu de muita técnica e deixar a definição mais acessível aos que não são ligados ao curso, podemos definir como: " A Biblioteconomia é a área do conhecimento especializado em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes métodos para tratar a informação, visando sua recuperação e sua disseminação. Independente do suporte dos registros dos documentos (livros, periódicos, slides, fotografias, mapas, partituras, discos ópticos, etc)".
Então essa é uma definição geral. Tal área é considerada por nós estudantes (ainda não podemos generalizar, pois a realidade da Biblioteconomia é essa, ou seja, ainda não temos muito reconhecimento) de suma importância, uma vez que, prestamos serviço à sociedade atrás da informação. E hoje informação é primordial para se manter atualizado.

O que estuda?

A Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centro de documentações, sistema de informação e sites, entre outros.
O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos de livros e organização de bibliotecas, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.
Portanto, nada de pensar que o bibliotecário é aquele velhinho chato que fica atrás do balcão só emprestando livros e fazendo xiiiiiii, mandando fazer silêncio. Lutamos pra que essa realidade mude e é com essa finalidade que escrevo à vocês para que, assim como alguns, vocês não tenham uma visão muito restrita sobre esse maravilhoso curso.


Quais os campos de atuação?

Duas grandes áreas de atuação podem ser identificadas para o profissional bibliotecário: a social e agerencial, podendo atuar em: Ação Cultural; Arquivos Históricos, Empresariais e Especializados; Assessorias; Bancos e Bases de Dados; Bibliotecas Públicas, Escolares, Universitárias, Especializadas e Particulares; Bibliotecas Eletrônicas, Digitais e Virtuais; Brinquedotecas; Centros Culturais; Cinematecas; Clippings; Comércio; Conservação e Restauro; Consultorias; CPD'S; Desenvolvimento de Bancos e Bases de Dados Eletrônicos e Digitais; Desenvolvimento de Softwares para Unidades de Informação; Digitalização de Imagens; Discotecas; Editoras; Escritórios Jurídicos, de Engenharia, de Propaganda e Publicidade, Projetos e Planejamento; Fitotecas; Free-Lancer; Hemerotecas; Indústrias; Livrarias; Ludotecas; Midiotecas; Museus; Normalização Técnica; Oficinas de Cultura e Informação; Pinacotecas; Propriedade Industrial; Redes Eletrônicas; Sistemas Especialistas; Salas de Leitura; Terceirização; Unidades de Documentação; Unidades de Informação; Videolocadoras; Vidiotecas. A profissão é regulamentada pela Lei n.º 9.674, de 25.06.98.

Palavra de um Bibliotecário.

Muitos bibliotecários acreditam que aquela antiga imagem do profissional (uma velhinha, de óculos e birote, fazendo tricô etc., etc., etc.) está totalmente superada. Defendem que, hoje, o bibliotecário já é visto de outra forma, mais condizente com a realidade (?). Ficou para trás o velho estereótipo. Será? Não estarão esses bibliotecários, imbuídos de um otimismo extremado e irreal? O mais indicado, acho, é procurarmos na literatura, nos filmes, na televisão, etc., como estamos nós, bibliotecários, sendo retratados. Nossa imagem por eles veiculada, com certeza representa a maneira como somos entendidos pela sociedade.

Nova Lei das Bibliotecas.

Todas as instituições de ensino do país, públicas ou privadas, serão obrigadas a manter uma biblioteca escolar. É o que determina a Lei 12.244/10, publicada hoje (25) no Diário Oficial da União. Originária do Projeto de Lei 324/09, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), a norma sancionada ontem pelo presidente Lula estabelece um prazo de dez anos para que as instituições se ajustem à exigência.
A lei define como biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura. “Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares”, determina a norma.
O relator da proposta no Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), recomendou a aprovação do projeto, mas fez duas ressalvas ao texto: “Este projeto só tem dois defeitos: demorou tantas décadas para ser aprovado e estabelece um prazo longo para sua execução. Os sistemas de ensino poderiam reduzir de dez para cinco anos o prazo de instalação das bibliotecas”, disse o senador à Agência Senado. O Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes. Na Argentina, há uma para cada 17 mil habitantes, segundo o relator.

Espero que isso sirva para que todos que lerem esse texto possam ter uma visão melhor para a Biblioteconomia. Expus aqui de forma generalizada sobre o assunto, claro que há muito mais a se falar. Porém, o primordial é que todos saibam isso. Ao longo falaremos mais sobre o tema.


3 comentários:

  1. Oi pessoal! Muito bom ter uma turma disposta a divulgar o que significa nossa área e a que estamos dispostos.

    ResponderExcluir
  2. Boa a inciativa de inserir um conceito da área de Biblioteconomia e dos bibliotecários, dessa forma seguimos quebrando tabus e abrindo as mentes!
    E segue

    Marcella Guerreiro

    ResponderExcluir
  3. Adorei o que li. Acho que é assim que vocês tornam o curso de vocês mais bem quisto. Porque na verdade a visão de biblioteconomia que eu tinha era essa mesmo. Porém com esse artigo posso dizer que ampliou minha visão acerca da mesma e espero que mais pessoas que não conhecem leiam também. Continuem assim e o Blog está uma beleza.Podem contar comigo, vou divulgar o blog bjs

    ResponderExcluir