terça-feira, 31 de agosto de 2010

Arquivos e Pastas no Linux



No Linux os discos e partições não aparecem necessariamente como unidades diferentes, como o C:, D:, etc, como no Windows®.
No Linux tudo é um arquivo. Pastas são arquivos, arquivos são arquivos, e dispositivos (cd-rom, dvd, pendrive, ...) são arquivos. Dispositivos são geralmente referidos por nódulos; entretanto, eles ainda são arquivos.
Tudo faz parte de uma única pasta, chamado pasta raiz ou simplesmente "/". Dentro desta pasta temos todos os arquivos, partições de disco e também os dispositivos de armazenamento, como o cd-rom, drive de disquete, outros hds, pendrives e outros dispositivos.
A posição de qualquer arquivo ou pasta na árvore pode ser descrita como seu “caminho” (path), que é uma lista única de pastas que deveremos descender para obter a pasta ou arquivo desejado.
Os arquivos pessoais dos usuários devem ser armazenado nas pastas pessoais, "/home/[usuário]". Ex : um usuário chamado joao, possui uma pasta (diretório) pessoal de nome “/home/joao”.
Todos os arquivos pessoais podem ser organizados através da criação de sub-pastas na pasta "/home/[usuário]". Isso garante a privacidade e segurança dos dados pessoais em relação ao uso por outro usuário cadastrado no sistema, pois este terá também sua própria pasta pessoal e não poderá realizar nenhuma operação de escrita, execução ou deleção nos arquivos pessoais de outro usuário.

Árvore de pastas (diretórios) do Linux :
/Pasta raiz
/binContém arquivos programas do sistema que são usados com frequência pelos usuários
/bootContém arquivos necessários para a inicialização do sistema
/devContém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador. Exemplo: /dev/audio = controla o disposito de som do computador
/etcArquivos de configuração (similar ao Registro no Windows®) do computador
/homePastas contendo os arquivos pessoais dos usuários
/libBibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do kernel
/lost+foundLocal para a gravação de arquivos/pastas recuperados pelo utilitário lixeira. Toda partição de disco possui um diretório lost+found
/mediaPonto de montagem de mídias removíveis (CD-ROM , DVD, outras partições Linux, Partições do Windows®)
/mntSistema de arquivos montado manualmente em seu disco rigido
/optPasta reservada para instalação de aplicações de terceiros como o Picasa
/procÉ um diretório virtual – ele não ocupa espaço físico real nos seus discos ou na memória. Seus arquivos servem como ponto de acesso para uma série de variáveis e recursos do sistema.
/rootPasta do usuário root (superusuário - administrador do sistema)
/sbinPasta de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema
/srvPode conter arquivos que são servidos para outros sistemas
/sysArquivos de sistema
/tmpDiretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas
/usrA maioria dos programas que você instalar em seu Linux , ficarão armazenados nesse diretório.
/varContém maior parte dos arquivos que são gravados com freqüência pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc

Um comentário:

  1. Obrigado pela breve explicação =) era mesmo o que eu estava à procura

    ResponderExcluir