domingo, 29 de agosto de 2010

Especial Windows

Várias definições
- Sistema Operacional, multitarefa desenvolvida pela Microsoft Corporation a partir de 1983. Apresenta um ambiente de trabalho em que os aplicativos são dispostos na forma de janelas, daí o nome;
- Sist. Operativo devorador de recursos, muito instável e altamente inseguro, inadaptado à realidade informática dos nossos dias. Habitat de todo tipo de viroses;
- Um dos primeiros sistema operacionais comercializado para computadores pessoais usado em grande escala, quase um monopólio, já existiram várias versões do Windows sendo a primeira quase um clone do sistema operacional da Apple. Hoje o Windows com seus "packs" tem sido corrigido das falhas com que é lançado tornando ele menos "buguento". O que tornou o windows popular é sua facilidades em relação aos sistemas livres, você faz tudo com o mouse sem ter de digitar linhas de comando, coisa que já está mudando com as novas distribuições de Linux com interfaces gráficas poderosas;
- Sistema operacional razoavelmente falho , que quanto mais você precisa dele, mais ele te deixa na mão.



" O windows deu pau.
O windows é igual divórcio, quando dá merda você perde tudo".

História

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gestor de Interface (subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft. O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador.

O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

(O DOS é um sistema operacional sem interface gráfica, consequentemente não muito amigável para o usuário).


Versões

1. Windows 1.0x
2. Windows 2.xx
3. Windows 3.xx
4. Windows NT
5. Windows 95
6. Windows 98
6.1 Windows 98 SE
7. Windows Odyssey
8. Windows Neptune
9. Windows 2000
10. Windows ME
11. Windows XP
12. Windows Server 2003
13. Windows Vista
14. Windows Server 2008
15. Windows 7
16. Windows CE


Mais utilizados

Windows XP

Lançada em 25 de Outubro de 2001 essa versão é também conhecida como Windows NT 5.1. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência (eXPerience). Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora. O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.

O Windows XP traz toda aquela confiabilidade já conhecida e mais as inovações que visam torna-­lo ainda mais robusto. A ferramenta Restauração do Sistema permite retornar a qualquer configuração passada do computador, para consertar problemas. O processo de fotografar o estado e a configuração do computador é automático, mas pode ser propositadamente acionado pelo usuário caso seja preciso instalar um programa considerado suspeito. Toda vez que um novo periférico é instalado o XP faz um novo ponto de Restauração automaticamente, pois se os drivers daquele periférico forem ruins ou defeituosos, a saúde do sistema poderá ser restaurada.

Windows Vista


Também conhecido como Windows NT 6.0 e pelo nome de código Longhorn, o Windows Vista tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. Foi lançado em novembro de 2006 e Suas vendas ao público começaram em 30 de Janeiro de 2007. As seis edições diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como o usuário pretende usar seu PC. Ele tem uma interface intitulada Windows Aero, com recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D (ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab) e visualização de miniaturas ao passar o mouse sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. O Aero Glass não é disponibilizado nas Versões Starter e Basic.
Além das inovações gráficas, o Windows Vista inovou ao incluir o Windows Media Center como um "centro" de entretenimento digital nas versões a partir do Vista Home Premium. Também trouxe diversas ferramentas integradas para segurança, como o Windows Defender e o Windows Firewall (presente a partir do Windows XP Service Pack 2). Além disso, é nativamente preparado para a alta definição.


Windows 7


Anteriormente com o codenome Vienna, este é o sucessor do Windows Vista que inclui uma série de novos recursos e melhorias. Teve sua versão Beta lançada em Janeiro de 2009 para todos aqueles que se interessassem por testá-lo (conhecidos como Beta-Testers), sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site (versão em inglês). Na versão Beta já se pode perceber pequenas mudanças, como maior integração a processador de Múltiplos Núcleos e inicialização mais rápida. Apresentou ainda uma versão Release Candidate em Maio de 2009 com diversas melhorias em relação à versão Beta e já bastante próxima a versão final. Foi lançado em 22 de Outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário