terça-feira, 31 de agosto de 2010

Digitalização: Aliança da Biblioteconomia e Ciência da Computação!


No mundo atual a informática se tornou um fator essencial para servir de suporte para os mais variados serviços. Assim como os demais com a Biblioteconomia não é diferente, por ser uma ciência interdisciplinar (que se relaciona com outras ciências) ela necessita do auxílio da Ciência da Computação. Uma parceria que vem dando certo e cada vez mais essa correlação vem evoluindo e quem ganha com tudo isso somos nós, pois facilita o desenvolvimento do trabalho e por conseqüência a nossa vida.

De que maneira a Biblioteconomia se relaciona com a Ciência da Informação.

Como posteriormente se disse a Biblioteconomia é uma ciência interdisciplinar por isso, atuam de mãos dadas com a Ciência da Computação nas mais diversas formas. Porém aqui vou me atentar a uma forma que está sendo bastante utilizada. A digitalização de Documentos.

Digitalização de documentos

É fato que, para se digitalizar documentos obviamente utiliza-se um sistema tecnológico para fazer tal processo. Esse exemplo serve para tornar mais palpável o que foi dito.

A Biblioteconomia apresenta seu objeto (documento, livros, periódicos, jornais) para ser digitalizado e a Ciência da Computação disponibiliza o seu equipamento (computador), assim se dá o processo para que haja uma relação entre as mesmas na digitalização de documentos.


Por que Digitalizar Documentos?

Com a alta circulação de documentos em papel, muitas empresas têm problemas de administração, compartilhamento e armazenamento desses documentos. São contratos, processos jurídicos, documentos de RH, notas fiscais e muitos outros documentos que fazem parte dos processos de negócios dessas empresas.

Muitas vezes, esses documentos precisam ser arquivados por longo tempo e consultados freqüentemente, o que sempre gera custos adicionais de armazenamento, horas de pesquisa e guarda, além do elevado número de cópias, para possibilitar que o documento seja analisado por mais de uma pessoa.

Os Benefícios

- Redução do custo de cópias e do fluxo de documentos em papel
- Redução de áreas de arquivamento
- Conservação dos originais
- Melhor organização do espaço físico
- Facilidade na busca por informações
- Aumento na solução para cumprir prazos de recursos em processos
- Envio de informações (documentos) por e-mail ou outra forma eletrônica
- Eliminação de fraudes, principalmente em agencias governamentais
- Grande melhoria no processo de tomada de decisões
- Gerenciamento automatizado dos documentos, etc.

A informação organizada é fundamental para o crescimento de uma empresa


Para saber mais:

http://www.organizart.com.br/site/ind.php?option=com_content&view=article&id=8&Itemid=10ex.

2 comentários:

  1. Ótimo post Thaylon, está aí mais uma das coisas que nós futuros Bibliotecários podemos fazer!!!
    Sem esquecer que o Pergamum foi criado da união de uma Bibliotecária e um Cientista da Computação.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem frisado este post Thaylon, fazendo isso todos enfim vão parar de se perguntar o pq estudamos e fazemos Biblioteconomia!!!

    ResponderExcluir