terça-feira, 31 de agosto de 2010

Digitalização: Aliança da Biblioteconomia e Ciência da Computação!


No mundo atual a informática se tornou um fator essencial para servir de suporte para os mais variados serviços. Assim como os demais com a Biblioteconomia não é diferente, por ser uma ciência interdisciplinar (que se relaciona com outras ciências) ela necessita do auxílio da Ciência da Computação. Uma parceria que vem dando certo e cada vez mais essa correlação vem evoluindo e quem ganha com tudo isso somos nós, pois facilita o desenvolvimento do trabalho e por conseqüência a nossa vida.

De que maneira a Biblioteconomia se relaciona com a Ciência da Informação.

Como posteriormente se disse a Biblioteconomia é uma ciência interdisciplinar por isso, atuam de mãos dadas com a Ciência da Computação nas mais diversas formas. Porém aqui vou me atentar a uma forma que está sendo bastante utilizada. A digitalização de Documentos.

Digitalização de documentos

É fato que, para se digitalizar documentos obviamente utiliza-se um sistema tecnológico para fazer tal processo. Esse exemplo serve para tornar mais palpável o que foi dito.

A Biblioteconomia apresenta seu objeto (documento, livros, periódicos, jornais) para ser digitalizado e a Ciência da Computação disponibiliza o seu equipamento (computador), assim se dá o processo para que haja uma relação entre as mesmas na digitalização de documentos.


Por que Digitalizar Documentos?

Com a alta circulação de documentos em papel, muitas empresas têm problemas de administração, compartilhamento e armazenamento desses documentos. São contratos, processos jurídicos, documentos de RH, notas fiscais e muitos outros documentos que fazem parte dos processos de negócios dessas empresas.

Muitas vezes, esses documentos precisam ser arquivados por longo tempo e consultados freqüentemente, o que sempre gera custos adicionais de armazenamento, horas de pesquisa e guarda, além do elevado número de cópias, para possibilitar que o documento seja analisado por mais de uma pessoa.

Os Benefícios

- Redução do custo de cópias e do fluxo de documentos em papel
- Redução de áreas de arquivamento
- Conservação dos originais
- Melhor organização do espaço físico
- Facilidade na busca por informações
- Aumento na solução para cumprir prazos de recursos em processos
- Envio de informações (documentos) por e-mail ou outra forma eletrônica
- Eliminação de fraudes, principalmente em agencias governamentais
- Grande melhoria no processo de tomada de decisões
- Gerenciamento automatizado dos documentos, etc.

A informação organizada é fundamental para o crescimento de uma empresa


Para saber mais:

http://www.organizart.com.br/site/ind.php?option=com_content&view=article&id=8&Itemid=10ex.

Arquivos e Pastas no Linux



No Linux os discos e partições não aparecem necessariamente como unidades diferentes, como o C:, D:, etc, como no Windows®.
No Linux tudo é um arquivo. Pastas são arquivos, arquivos são arquivos, e dispositivos (cd-rom, dvd, pendrive, ...) são arquivos. Dispositivos são geralmente referidos por nódulos; entretanto, eles ainda são arquivos.
Tudo faz parte de uma única pasta, chamado pasta raiz ou simplesmente "/". Dentro desta pasta temos todos os arquivos, partições de disco e também os dispositivos de armazenamento, como o cd-rom, drive de disquete, outros hds, pendrives e outros dispositivos.
A posição de qualquer arquivo ou pasta na árvore pode ser descrita como seu “caminho” (path), que é uma lista única de pastas que deveremos descender para obter a pasta ou arquivo desejado.
Os arquivos pessoais dos usuários devem ser armazenado nas pastas pessoais, "/home/[usuário]". Ex : um usuário chamado joao, possui uma pasta (diretório) pessoal de nome “/home/joao”.
Todos os arquivos pessoais podem ser organizados através da criação de sub-pastas na pasta "/home/[usuário]". Isso garante a privacidade e segurança dos dados pessoais em relação ao uso por outro usuário cadastrado no sistema, pois este terá também sua própria pasta pessoal e não poderá realizar nenhuma operação de escrita, execução ou deleção nos arquivos pessoais de outro usuário.

Árvore de pastas (diretórios) do Linux :
/Pasta raiz
/binContém arquivos programas do sistema que são usados com frequência pelos usuários
/bootContém arquivos necessários para a inicialização do sistema
/devContém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador. Exemplo: /dev/audio = controla o disposito de som do computador
/etcArquivos de configuração (similar ao Registro no Windows®) do computador
/homePastas contendo os arquivos pessoais dos usuários
/libBibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do kernel
/lost+foundLocal para a gravação de arquivos/pastas recuperados pelo utilitário lixeira. Toda partição de disco possui um diretório lost+found
/mediaPonto de montagem de mídias removíveis (CD-ROM , DVD, outras partições Linux, Partições do Windows®)
/mntSistema de arquivos montado manualmente em seu disco rigido
/optPasta reservada para instalação de aplicações de terceiros como o Picasa
/procÉ um diretório virtual – ele não ocupa espaço físico real nos seus discos ou na memória. Seus arquivos servem como ponto de acesso para uma série de variáveis e recursos do sistema.
/rootPasta do usuário root (superusuário - administrador do sistema)
/sbinPasta de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema
/srvPode conter arquivos que são servidos para outros sistemas
/sysArquivos de sistema
/tmpDiretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas
/usrA maioria dos programas que você instalar em seu Linux , ficarão armazenados nesse diretório.
/varContém maior parte dos arquivos que são gravados com freqüência pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Por dentro da Biblioteconomia!

Essa é sem dúvida a pergunta que todas as pessoas fazem ao falarmos o nome do nosso curso. Uma vez que somos estudantes do mesmo, nada mais justo que situá-los sobre o que realmente é a Biblioteconomia.

O que é Biblioteconomia?

Ressaltando o conceito mais técnico, podemos definir assim: " Biblioteconomia é composta por três - biblíon(livro) + théke(caixa) + nomos(regra) - aos quais juntou-se e sufixo ia. Etimologicamente, portanto, Biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas, edifícios".
Mas para quebrar um pouco esse tabu de muita técnica e deixar a definição mais acessível aos que não são ligados ao curso, podemos definir como: " A Biblioteconomia é a área do conhecimento especializado em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes métodos para tratar a informação, visando sua recuperação e sua disseminação. Independente do suporte dos registros dos documentos (livros, periódicos, slides, fotografias, mapas, partituras, discos ópticos, etc)".
Então essa é uma definição geral. Tal área é considerada por nós estudantes (ainda não podemos generalizar, pois a realidade da Biblioteconomia é essa, ou seja, ainda não temos muito reconhecimento) de suma importância, uma vez que, prestamos serviço à sociedade atrás da informação. E hoje informação é primordial para se manter atualizado.

O que estuda?

A Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centro de documentações, sistema de informação e sites, entre outros.
O papel do profissional bibliotecário vai muito mais além dos empréstimos de livros e organização de bibliotecas, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.
Portanto, nada de pensar que o bibliotecário é aquele velhinho chato que fica atrás do balcão só emprestando livros e fazendo xiiiiiii, mandando fazer silêncio. Lutamos pra que essa realidade mude e é com essa finalidade que escrevo à vocês para que, assim como alguns, vocês não tenham uma visão muito restrita sobre esse maravilhoso curso.


Quais os campos de atuação?

Duas grandes áreas de atuação podem ser identificadas para o profissional bibliotecário: a social e agerencial, podendo atuar em: Ação Cultural; Arquivos Históricos, Empresariais e Especializados; Assessorias; Bancos e Bases de Dados; Bibliotecas Públicas, Escolares, Universitárias, Especializadas e Particulares; Bibliotecas Eletrônicas, Digitais e Virtuais; Brinquedotecas; Centros Culturais; Cinematecas; Clippings; Comércio; Conservação e Restauro; Consultorias; CPD'S; Desenvolvimento de Bancos e Bases de Dados Eletrônicos e Digitais; Desenvolvimento de Softwares para Unidades de Informação; Digitalização de Imagens; Discotecas; Editoras; Escritórios Jurídicos, de Engenharia, de Propaganda e Publicidade, Projetos e Planejamento; Fitotecas; Free-Lancer; Hemerotecas; Indústrias; Livrarias; Ludotecas; Midiotecas; Museus; Normalização Técnica; Oficinas de Cultura e Informação; Pinacotecas; Propriedade Industrial; Redes Eletrônicas; Sistemas Especialistas; Salas de Leitura; Terceirização; Unidades de Documentação; Unidades de Informação; Videolocadoras; Vidiotecas. A profissão é regulamentada pela Lei n.º 9.674, de 25.06.98.

Palavra de um Bibliotecário.

Muitos bibliotecários acreditam que aquela antiga imagem do profissional (uma velhinha, de óculos e birote, fazendo tricô etc., etc., etc.) está totalmente superada. Defendem que, hoje, o bibliotecário já é visto de outra forma, mais condizente com a realidade (?). Ficou para trás o velho estereótipo. Será? Não estarão esses bibliotecários, imbuídos de um otimismo extremado e irreal? O mais indicado, acho, é procurarmos na literatura, nos filmes, na televisão, etc., como estamos nós, bibliotecários, sendo retratados. Nossa imagem por eles veiculada, com certeza representa a maneira como somos entendidos pela sociedade.

Nova Lei das Bibliotecas.

Todas as instituições de ensino do país, públicas ou privadas, serão obrigadas a manter uma biblioteca escolar. É o que determina a Lei 12.244/10, publicada hoje (25) no Diário Oficial da União. Originária do Projeto de Lei 324/09, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), a norma sancionada ontem pelo presidente Lula estabelece um prazo de dez anos para que as instituições se ajustem à exigência.
A lei define como biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura. “Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares”, determina a norma.
O relator da proposta no Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), recomendou a aprovação do projeto, mas fez duas ressalvas ao texto: “Este projeto só tem dois defeitos: demorou tantas décadas para ser aprovado e estabelece um prazo longo para sua execução. Os sistemas de ensino poderiam reduzir de dez para cinco anos o prazo de instalação das bibliotecas”, disse o senador à Agência Senado. O Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes. Na Argentina, há uma para cada 17 mil habitantes, segundo o relator.

Espero que isso sirva para que todos que lerem esse texto possam ter uma visão melhor para a Biblioteconomia. Expus aqui de forma generalizada sobre o assunto, claro que há muito mais a se falar. Porém, o primordial é que todos saibam isso. Ao longo falaremos mais sobre o tema.


GNU/Linux x Windows


A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

Você não precisa pagar nada para usar o Linux! Não é crime fazer cópias para instalar Linux em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e "correções" muito mais rápidas. Lembre-se que ao nosso favor, temos milhares de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor.

O código-fonte aberto do Linux permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade.
Atualmente o Linux é a plataforma mais usada por programadores e estudantes.

História do GNU/Linux: Como tudo começou


O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.

Uma grande razão de sucesso é seu equilíbrio entre sua produtividade e portabilidade.

Ele é dividido em 2 partes, a 1ª é o kernel, que é o núcleo do sistema responsável pela comunicação com o hardware e o 2ª são os programas e serviços que dependem do kernel para interação.

1965 - A Bell Telephone Labs da AT&T, juntamente com a General Electric e o projeto MAC do MIT (Massachusetts Institute of Technology), desenvolvem o sistema operacional Multics.

1969 - Como o Multics não atinge seu propósito o Laboratório Bell saí do projeto.

Por causa de um jogo chamado Space Travel usado como passatempo durante o projeto Multics, dois engenheiros de software da AT&T, Ken Thompson e Dennis Richie, por não terem mais acesso ao sistema, resolveram portar o jogo para rodar em um computador PDP-7 que não era utilizado, desta forma implementaram um sistema operacional rudimentar chamado de Unics como trocadilho ao Multics. De alguma forma, a ortografia do nome tornou-se Unix.

1971 - O Unix é escrito para um computador PDP-11.

1973 - O Unix é reescrito em linguagem C pelo próprio criador da linguagem, Dennis Ritchie. O uso do Unix dentro da AT&T cresceu tanto que foi criado um grupo de suporte interno para o sistema, que cediam cópias do código fonte para fins educacionais em universidades.

Entre 1977 e 1982 a AT&T combinam várias versões do Unix de Ritchie e Thompsom em um único sistema chamado de Unix System III.

A Universidade de Berkeley (Califórnia), partindo de uma versão do Unix anterior ao System III, desenvolvia seu próprio Unix chamado de BSD (Berkeley Systems Division) e em 1978 lança uma versão para computadores VAX.

Bill Joy, um dos diretores do projeto BSD, mais tarde tornou-se fundador da Sun Microsystems, que comercializou outra variante do Unix SunOS para aprimorar suas estações de trabalho.

1983 - A AT&T percebendo o potencial comercial do Unix, iniciou a venda do System V comprometendo-se a dar suporte aos seus usuários.

1983 - Richard Stallman cientista do MIT lança o projeto GNU (GNU´s not Unix) que tinha a pretensão de criar um sistema operacional do tipo Unix gratuito, em função do desagravo de muitos programadores que haviam contribuído para o aprimoramento do Unix e consideravam injustos que a AT&T e outros se apropriassem do fruto deste trabalho.

1984 - O projeto GNU é iniciado oficialmente.

1985 - Para organizar o trabalho do projeto GNU, Stallman e outros criam a Free Software Foundation (FSF) uma corporação sem fins lucrativos que busca promover softwares gratuitos eliminando restrições à cópia, redistribuição estudo e modificação do mesmo formulando assim a licença GPL (GNU General Public License).

1989 - Um estudante finlandês chamado Linus Torvalds inicia um processo pessoal de aprimoramento do Kernel do Minix um sistema operacional do tipo Unix escrito por Andrew Tannenbaum, chamando esta vertente de Linux como abreviação de Linus´s Minix.

Depois de um certo tempo de trabalho, Linus envia a seguinte mensagem para o grupo de discussão comp.os.minix:

"Você sente saudade dos bons dias do minix-1.1, quando homens eram homens e escreviam seus próprios device drivers? Você está sem um bom projeto e morrendo de vontade de colocar as mãos em um sistema operacional o qual possa modificar de acordo com suas necessidades? Você acha frustante quando tudo funciona bem no Minix? Sem mais noites em claro para fazer com que um programa funcione? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. :-)

Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando em uma versão livre de um sistema operacional similar ao minix para computadores AT-386. Ele finalmente alcançou o estágio onde pode ser utilizado (ou não, dependendo do que você deseja), e eu estou disposto a colocar os fontes disponíveis para ampla distribuição. Ele está apenas na versão 0.02, mas eu tenho executado nele, sem problemas, programas como bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress, etc."

1990 - A FSF já tinha obtido ou escrito vários componentes importantes do sistema operacional GNU, com exceção de um kernel.

1991 - Em 5 de outubro deste ano, Linus Torvalds anuncia a primeira versão oficial do Linux.

1992 - No início deste ano, o Linux se integra a GNU com o objetivo de produzir um sistema operacional completo.

Desde então, muitos programadores e usuários espalhados pelo globo terrestre tem seguido os ideais de Richard Stallman e Linus Torvalds.

Kernel do GNU/Linux, o que é ?


Aqui vai a explicação do Professor Jorge Alberto Corso ao curso de Introdução à administração Linux!!

"Relato aqui a experiência que tive e que achei muito positiva.

Para explicar o que é o kernel, fiz uma analogia com uma outra máquina: um carro.

Trata-se de duas máquinas, uma mecânica, outra eletrônica.

1) Para o carro movimentar-se ele precisa de um motor;
1) Para o microcomputador funcionar, ele precisa se um programa básico - um software chamado sistema operacional;

2) Existem vários tipos de motores, motores para carro de corrida, para carro de passeio, etc;
2) Existem vários tipos de sistemas operacionais, Linux, Windows, UNIX, etc;

3) Mesmo para um mesmo fabricante de motor, existem vários modelos para o mesmo fim, por exemplo: motor 1.0, motor 1.6;
3) Existe um Linux para cada tipo de computador, main-frame, PC, Macintosh (acho que se escreve de outro modo !);

4) Quando aprendemos a dirigir um carro de passeio, aprendemos o funcionamento básico: direção, pedais para acelerar, trocar de marcha, frear. Ou seja, não atuamos diretamente no motor, mas através de comandos para fazê-lo funcionar;
4) Quando usamos Linux, temos um outro software que faz a mediação (interface) entre o kernel e o usuário, chama-se shell. Existem vários shells (csh, ksh, bsh, bash, etc). Mas o importante é que são os mesmos, independente do kernel (motor) em uso, afinal os pedais e direção são sempre iguais seja em um motor 1.0 ou 1.6!

5) Para alguns acessórios funcionarem em um carro, devemos adequar o motor ou algum componente dele para que isto aconteça, por exemplo um ar-condicionado exigirá uma bateria com maior amperagem;
5) Para que o Linux funcione perfeitamente, em alguns casos é necessário instalarmos algum módulo específico, entenda módulo com um programa (software) preparado para uma finalidade específica e que não é comum a todos os equipamentos, por exemplo um módulo para a placa de rede de nosso microcomputador.

Com essas 5 afirmações desta analogia, os alunos entenderam e ainda citaram mais alguns exemplos seguindo esta mesma analogia.

Espero com este artigo facilitar os colegas quando forem explicar o que é kernel para pessoas não técnicas."

Retirado de:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-explicar-o-que-e-kernel-para-um-leigo/

O que é GNU/Linux ?

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

Todo ser humano que é ser humano não foi feito só pra estudar não é?! Aí vai algumas charges para distrair um pouco e para alegrar seu dia =D

Falta de amor pela vida é fogo, de repente aparece a solução. Adivinha qual???
-Se vc pensou auto-ajuda, errou! É o google mesmo.


A importância da leitura



comPÃOtador integral

Se a tecnologia já tá assim, imagine o que teremos mais adiante!



Protótipo daquele tijolão da nokia.....antes esse aí!

Já pensou como seria estar atrás delas na fila do banco??? Prefiro nem imaginar....



Essa criança merece um prêmio pela grande descoberta!!!!






Googleiros Anônimos

Quer saber mais sobre Ambientes Operacionais? Leia e aproveite as dicas!

E aqui vai mais definições pra você que não sabe bulufas do que é um ambiente operacional.

"Existem vários sistemas operacionais, isto é, um núcleo lógico no interior do computador que dá a ele a capacidade de agir".

É interagindo com esse núcleo vital, que outros códigos executáveis tornam o computador o que ele é: uma máquina poderosa nos procedimentos e aparentemente inteligente a serviço das necessidades humanas.


E aí vocês entederam?


É mais o menos assim, vamos supor que eu estou fazendo um computador aqui na minha casa, estou montando as placas, os chips e tudo mais, mas vale lembrar que só isso não vai adiantar, o computador vai continuar "burro", e então para que haja um bom funcionamento do sistema operacional, é necessário uma cabeça pensante que reconheça os comandos, "membros do corpo" do úsuario, e é essa a função que as empresas como microsotf, apple e outras fazem para melhorar o desempenho dos computadores ao redor do mundo.

domingo, 29 de agosto de 2010

Por que escolher o Windows 7?

Desde alternar entre programas e assistir à TV, o Windows 7 simplifica o uso do computador e o modo como ele se conecta ao mundo.

Simplifica tarefas cotidianas

O Windows 7 deixa as tarefas básicas mais fáceis do que nunca. Com o Grupo Doméstico, é simples compartilhar músicas, documentos, impressoras e tudo o mais com outros computadores com o Windows 7 em sua casa. Melhores visualizações na barra de tarefas dão a você uma grande visão do que está aberto, e Listas de Atalhos mostram os arquivos recentes, com um simples clique do botão direito.



Funciona como você quer

Não importa quantos truques bacanas o seu PC pode fazer, se ele não estiver funcionando direitinho como você espera. Então, projetamos o Windows 7 para ajudar o seu computador a entrar e sair de suspensão mais rápido. A nova Central de Ações coloca o controle sobre as mensagens do sistema onde elas deveriam estar: nas suas mãos.



O Windows 7 suporta os mais recentes avanços em hardware, como computação de 64 bits e processadores de vários núcleos, e a utilização de memória aperfeiçoada ajuda o seu hardware a alcançar todo o seu potencial.

Torne a inovação uma realidade

Assim que o PC estiver mais simples e rápido, alguns recursos novos seriam legais. Lá vai: Você conseguirá conectar-se a redes - seja em casa, no trabalho ou em uma cafeteria - com um par de cliques e, com o Windows Touch (e o hardware adequado), você logo estará usando seus dedos para navegar por arquivos, trabalhar com imagens e até "pintar".



Para saber mais, clique aqui:

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/why-choose?os=winvista

Especial Windows

Várias definições
- Sistema Operacional, multitarefa desenvolvida pela Microsoft Corporation a partir de 1983. Apresenta um ambiente de trabalho em que os aplicativos são dispostos na forma de janelas, daí o nome;
- Sist. Operativo devorador de recursos, muito instável e altamente inseguro, inadaptado à realidade informática dos nossos dias. Habitat de todo tipo de viroses;
- Um dos primeiros sistema operacionais comercializado para computadores pessoais usado em grande escala, quase um monopólio, já existiram várias versões do Windows sendo a primeira quase um clone do sistema operacional da Apple. Hoje o Windows com seus "packs" tem sido corrigido das falhas com que é lançado tornando ele menos "buguento". O que tornou o windows popular é sua facilidades em relação aos sistemas livres, você faz tudo com o mouse sem ter de digitar linhas de comando, coisa que já está mudando com as novas distribuições de Linux com interfaces gráficas poderosas;
- Sistema operacional razoavelmente falho , que quanto mais você precisa dele, mais ele te deixa na mão.



" O windows deu pau.
O windows é igual divórcio, quando dá merda você perde tudo".

História

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gestor de Interface (subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft. O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador.

O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

(O DOS é um sistema operacional sem interface gráfica, consequentemente não muito amigável para o usuário).


Versões

1. Windows 1.0x
2. Windows 2.xx
3. Windows 3.xx
4. Windows NT
5. Windows 95
6. Windows 98
6.1 Windows 98 SE
7. Windows Odyssey
8. Windows Neptune
9. Windows 2000
10. Windows ME
11. Windows XP
12. Windows Server 2003
13. Windows Vista
14. Windows Server 2008
15. Windows 7
16. Windows CE


Mais utilizados

Windows XP

Lançada em 25 de Outubro de 2001 essa versão é também conhecida como Windows NT 5.1. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência (eXPerience). Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora. O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.

O Windows XP traz toda aquela confiabilidade já conhecida e mais as inovações que visam torna-­lo ainda mais robusto. A ferramenta Restauração do Sistema permite retornar a qualquer configuração passada do computador, para consertar problemas. O processo de fotografar o estado e a configuração do computador é automático, mas pode ser propositadamente acionado pelo usuário caso seja preciso instalar um programa considerado suspeito. Toda vez que um novo periférico é instalado o XP faz um novo ponto de Restauração automaticamente, pois se os drivers daquele periférico forem ruins ou defeituosos, a saúde do sistema poderá ser restaurada.

Windows Vista


Também conhecido como Windows NT 6.0 e pelo nome de código Longhorn, o Windows Vista tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. Foi lançado em novembro de 2006 e Suas vendas ao público começaram em 30 de Janeiro de 2007. As seis edições diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como o usuário pretende usar seu PC. Ele tem uma interface intitulada Windows Aero, com recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D (ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab) e visualização de miniaturas ao passar o mouse sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. O Aero Glass não é disponibilizado nas Versões Starter e Basic.
Além das inovações gráficas, o Windows Vista inovou ao incluir o Windows Media Center como um "centro" de entretenimento digital nas versões a partir do Vista Home Premium. Também trouxe diversas ferramentas integradas para segurança, como o Windows Defender e o Windows Firewall (presente a partir do Windows XP Service Pack 2). Além disso, é nativamente preparado para a alta definição.


Windows 7


Anteriormente com o codenome Vienna, este é o sucessor do Windows Vista que inclui uma série de novos recursos e melhorias. Teve sua versão Beta lançada em Janeiro de 2009 para todos aqueles que se interessassem por testá-lo (conhecidos como Beta-Testers), sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site (versão em inglês). Na versão Beta já se pode perceber pequenas mudanças, como maior integração a processador de Múltiplos Núcleos e inicialização mais rápida. Apresentou ainda uma versão Release Candidate em Maio de 2009 com diversas melhorias em relação à versão Beta e já bastante próxima a versão final. Foi lançado em 22 de Outubro de 2009.

Sistema Operacional (SO)? O que é isso??

Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapa astral, e muitas outras...

Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja, quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador. O objetivo do SO é permitir o uso do computador de forma fácil e eficiente.

O sistema operacional é uma coleção de programas que:


- inicializa o hardware do computador;

- fornece rotinas básicas para controle de dispositivos;

- fornece gerência, escalonamento e interação de tare fas;

- mantém a integridade de sistema;

- reconhece os comandos do usuário;

- controla o processamento do computador;

- gerencia processos, memória, arquivos, etc.

Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Entre eles podemos citar: Linux, Mac OS X, Windows XP, Solaris, Google Chrome OS, Windows 7, Windows Vista, Ubuntu, entre outros.

sábado, 21 de agosto de 2010

O conhecimento é irresistível



Vivemos em uma era onde o conhecimento e as informações estão disponíveis a todo instante, a um clique das nossas mãos. O conhecimento é a fonte para uma vida repleta de sucesso e como já dizia Francis Bacon: "o conhecimento é em si mesmo um poder". Com o passar do tempo, as transformações pela quais o mundo passa nos atinge de maneira que temos a obrigação de estar sempre se atualizando, e é por essa necessidade de estar no mesmo ritmo das transformações que nós, estudantes de biblioteconomia, viemos por meio deste blog ajudar a todos que gostam de tecnologia, leitura e o mais importante, que gostam de aprender. Agradecemos desde já a participação de todos os nossos amigos e professores que nos incentivam a buscar sempre o melhor dentro de nós!


Nanda Martins