terça-feira, 26 de outubro de 2010

A disputa dos sistemas operacionais - Mac os e Windows


Após o lançamento do Macintosh com a sua interface gráfica, a IBM e a Microsoft perceberam que o DOS já havia se tornado obsoleto perante a interface gráfica do Mac OS (na época chamado de System 1.0) e que iriam perder um grande mercado caso não desenvolvessem algo similar.

Não dispondo de tempo suficiente para criar um sistema operacional totalmente gráfico como o Mac OS, a Microsoft cria o Windows 1.0. Ele era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido para executá-lo. Como era uma solução rápida, foi criado um sistema multitarefa "cooperativo", pois não era o processador que controlava a multitarefa mas sim os programas que se interrompiam automaticamente para a execução de outro.

Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.0 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 1990, devido à limitação do hardware da época. Inicialmente, ele foi lançado em quatro disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando (uma janela direta para o DOS), Write, Control Painel, Paint e programas de comunicação. Permitia a utilização de mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

O Windows usufruiu muito da expansão do mercados de PCs, pois como o Mac OS só era executado em computadores da Apple, o Windows era a única opção para os IBM PC Compatíveis. A Microsoft então lançou duas linhas de sistemas operacionais: uma derivada do Windows 1.0 e do DOS, outra de sistemas operacionais totalmente gráficos e orientados a servidores. O Windows XP, lançado em 2001, unificou as duas linhas e seu sucessor, o Windows Vista, modificou bruscamente a interface gráfica do Windows. Atualmente a Microsoft trabalha no Windows Server 2008 (para servidores) e no Windows 7, sucessor do Windows Vista, que foi lançado em Outubro de 2009.

Existe uma discussão sobre o desenvolvimento do primeiro Windows. Na época do lançamento do Macintosh, a Microsoft tinha se oferecido para trabalhar desenvolvendo aplicativos para o Macintosh e, para tanto, receberam três protótipos Macintosh com o System 1.0 instalado. Alguns acreditam que a Microsoft, após ver no Lisa que a interface gráfica os havia colocado décadas atrás, copiou o System 1.0 e remodelou para os computadores da IBM, rebatizando então de Microsoft Windows 1.0.

No entanto Steve Jobs foi demitido da Apple um ano após o lançamento do Macintosh. Ele fundou então a Next e comprou a Pixar da Lucasfilms, depois revendida para a Disney tornando Steve Jobs o maior acionista individual da empresa. Beirando a falência, a Apple compra a Next e traz Steve Jobs de volta em 1997. O sistema operacional da Next tornou-se então a base para o Mac OS X, décima e atual versão do Mac OS. Na época a Microsoft era acusada de monopólio e se a Apple quebrasse e levasse consigo o Mac OS, seria muito difícil para a Microsoft justificar que realmente não era monopolista no mercado de sistemas operacionais. A Microsoft então investiu em ações da Apple sem direito a voto e se comprometeu a desenvolver o pacote Microsoft Office e outros produtos para o Mac OS. O investimento da Microsoft salvou na verdade as duas empresas, uma da falência e outra de um possível processo de divisão como o ocorrido com a AT&T anos antes.

Uma nova discussão recai sobre o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, ter sido criado com base nas inovações do Mac OS X.[1] A própria Apple mostrou numa exposição as semelhanças entre os dois sistemas. Em outubro de 2007, a Apple lança a 5ª versão do Mac OS X, o Mac OS X Leopard, com vários recursos presentes também no Windows Vista. A Microsoft rebate as acusações de cópia afirmando que a Apple teria criado o Leopard com base nas idéias que a Microsoft tinha divulgado anos antes sobre as inovações do Windows Vista.

A Apple insiste até os dias atuais em manter o Mac OS exclusivo para os computadores da Apple. Horas antes do lançamento do Mac OS X Leopard, um grupo de hackers brasileiros chamado BrazilMAC publicou na Internet instruções detalhadas sobre como instalar o programa em IBM PC Compatíveis.[2] Mesmo sendo um processo complexo, milhares de pessoas já baixaram os pacotes com instruções, atualizações e ferramentas de uso disponibilizados pelo grupo BrazilMAC. Segundo responsáveis pela segurança do Mac OS X Leopard, se a utilização do programa em outras máquinas se popularizar, a Apple desenvolverá travas e bloqueios para o Leopard.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Linus Torvalds do Linux no Brasil



Torvalds, ao centro: ovacionado em São Paulo. Foto: Reprodução



Em visita a São Paulo e ao Brasil pela primeira vez, o criador do Linux, Linus Torvalds, falou hoje a uma platéia de desenvolvedores e empreendedores da comunidade de software livre na abertura da feira LinuxCon.

Torvalds defendeu a adoção de aplicações abertas e pesquisas com software livre nas universidades brasileiras.

“As universidades são os melhores ambientes para experimentação e o que nós vemos é um mercado de aplicações abertas crescente no Brasil. Então, o que eu posso dizer para vocês é que vale a pena se especializar em soluções Linux, pois sempre haverá empregos e dinheiro para quem tiver esse conhecimento”, afirmou.

Ao falar sobre formas de ganhar dinheiro, Torvalds foi questionado por Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, sobre seus ganhos pessoais ao criar o Linux. “Você é uma pessoa tão importante para a indústria de TI como Bill Gates ou Steve Jobs, no entanto, não tem uma fração do dinheiro deles. Por que?”, questionou Zemlin.

“Esta foi uma escolha minha, escolhi não ter o dinheiro de Gates ou Jobs. Quando comecei a programar e criar o que seria o Linux fiz isso por diversão. Não podia imaginar, na época, que o sistema que inventei ganharia a importância que tem hoje”, afirmou Torvalds.

O criador do Linux disse ainda que, embora tenha trabalhado em outros projetos ao longo de sua vida, sua grande paixão é o Linux. "Eu me divirto ao mergulhar no kernel", disse Linus, que planeja aproveitar sua passagem pelo Brasil para praticar mergulho no litoral brasileiro.

Linus disse ainda que a comunidade brasileira é muito ativa e só não cresce mais em função de barreiras idiomáticas. "Há muitos programadores talentosos no Brasil que não falam ou leem inglês, o que prejudica sua integração na comunidade internacional Linux", disse.

A LinuxCon vai discutir até amanhã tendências em aplicações abertas para soluções de mobilidade, computação em nuvem e segurança de dados.

Além de Torvalds, vão palestrar no evento Jim Zemlin, Jane Silber, CEO da Canonical (a empresa que representa comercialmente a distribuição Ubuntu) e Ian Pratt, fundador do XenSource.
Edição: Neto Crysalis | Fonte: Info

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Windows Phone 7: razões para sucesso/insucesso


Foto: InformationWeek EUA
Wolfe: ele fala mesmo
por IT Web

18/10/2010
Colunista da InformationWeek EUA, Alexander Wolfe preparou uma coletânea com cinco impressões sobre o produto

Colunista da InformationWeek EUA, Alexander Wolfe preparou uma coletânea com cinco impressões sobre o Windows Phone 7, mais novo sistema operacional da Microsoft que chega ao mercado de smartphones em novembro.

Citando dois pontos negativos e três positivos, o articulista deixa claro que, apesar de melhorado, o software não atende ainda um nicho de mercado que está despontado: o das empresas 2.0.



Negativas

Inovação: O Windows Phone 7 pode não apresentar mais inovação que o BlackBerry, iPhone e Android. No entanto, sua interface elegante coloca-o em suficiente evidência entre a Microsoft e seus competidores.

Oportunidade perdida: a empresa de Bill Gates está perdendo a oportunidade de focar no mercado corporativo, dando atenção a clientes que já são atendidos por outras marcas. Na minha opinião, a fabricante deveria apostar em empresas 2.0, também conhecidas como colaborativas. Posso estar adiantado em relação ao mercado, mas acredito que haja uma gama de oportunidades interessante nesse setor que ainda não é aproveitado.

Positivas

Sistema operacional: a Microsoft finalmente escolheu o software certo. Este, na verdade, é o atributo menos interessante do novo produto, que conseguirá por esse motivo, um espaço de mercado que hoje é dividido por Blackberry, iPhone, e Android. É justo dizer que a companhia está superando sua paralisia de desenvolvimento e fazendo um progresso inicial em seu (antiquado) Windows Office. Além do Windows Phone 7,. Vale citar o o sistema de computação em nuvem Azure, o Office 2010 voltado a empresas 2.0 (e SharePoint).

Os aparelhos não "sugam": OK, talvez o meu palavreado não deve ser tão negativo. No entanto, o iPhone, da Apple - a morte pega antena de lado - tem claramente definido um patamar elevado por desenho industrial. Assim, um bom telefone pode custar mais, mas, diabos, eu mereço. Qual é o lugar onde os primeiros aparelhos Windows Phone 7 quase, talvez, mas não totalmente, passam no teste? Os dispositivos de lançamento são o foco da Samsung, HTC Surround, LG Quantum. Eu não sei quanto a vocês, mas não tenho uma associação de marca parecida com a que faço quando ouço o nome Mercedes-Benz ouvindo o nome das três fabricantes. No entanto, durante o lançamento, Paul Thurrott, que é um profundo estudioso sobre o Microsoft Phone e Windows 7, estava dizendo que eu deveria verificar o foco, porque ele tem uma super tela. Acontece que ele está certo.

Revigorando: A Microsoft está revigorando a proposta "smartphone é um computador". É por isso que estou tão entusiasmado com o Windows 7 Phone. Quando escrevi a reportagem de capa da InformationWeek EUA "Seria o smartphone seu próximo computador?", em outubro de 2008, empresas estavam começando um trabalho sério sobre a ligação de sua força de trabalho móvel além das chamadas de voz simples e-mail. Avançando para final de 2010 - dois anos mais tarde - e é claro que, embora tem havido uma proliferação de aplicativos, os smartphones ainda não se tornaram algo como um substituto do PC. Em vez disso, os smartphones se tornaram, por analogia, mais de um handheld robusto para executivos. Acredito que o Windows 7 Phone pode levar o smartphone para trás para que o "PC de substituição" do modelo, mesmo que apenas por causa de sua postura de colaboração acima. OTOH, talvez eu esteja envolvido em pensamento positivo aqui, mas também é verdade que o "Windows" no Windows Phone 7 não tem nada a ver com o Windows desktop.

sábado, 16 de outubro de 2010

Software para bibliotecas...

Software para bibliotecas são criações que vieram pra facilitar a vida dos bibliotecários e, por consequência aumentou a qualidade e rapidez dos serviços que antes essa mais tecnicista, hoje podemos realizar as diversas tarefas de uma maneira mais sofisticada.

Falamos na nossa apresentação sobre software. Por isso apresento à vocês o Alexandria que faz as mesma funções daqueles ao qual citei na apresentação. Porém em inglês. Mas com a prática fica fácil.


O sistema Alexandria atende desde uma biblioteca pessoal até grandes bibliotecas públicas, empresariais e institucionais cuidando da automação de todo o processo de funcionamento. Com o Alexandria você cuida da catalogação, circulação, gerenciamento de usuários e empréstimos e controla os periódicos de seu acervo. O programa também possibilita aos usuários fazerem pesquisas e emite relatórios.




O Alexandria on line possui cerca de 200.000 títulos de livros em um banco de dados de registros bibliográficos, em formato USMARC21, que é fornecido com o módulo de catalogação, para facilitar e agilizar o cadastro de seu acervo.

Para saber mais sobre cada funcionalidade clique nos links abaixo:

  • Catalogação
  • Pesquisa
  • Textos Integrais
  • Controle de Periódicos
  • Relatorios
  • Gerenciamento
  • Importação de Registros
  • Circulação
Saiba Mais:
http://www.alexandria.com.br/soft_biblioteca.htm


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

5 Avanços Tecnológicos que Atrasaram Sua Vida

Antes mesmo de começarem a ler, gostaria de esclarecer que esse "lindo e bem significante" artigo ( =P ) não foi escrito por mim....vcs irão entender quando lerem mais embaixo (principalmente no item "Vida social", que só poderia ter sido escrito por um homem).
APROVEITEM E RIAM!

1. Telefones

Houve um tempo em que uma linha telefônica custava uma fortuna e você precisava esperar anos para conseguir uma.
Encontrar um telefone público funcionando era tarefa de gincana e dificilmente você teria para quem ligar, até mesmo empresas funcionavam sem uma linha por meses.
Não estou falando em um planeta distante, tudo isso era realidade há pouco mais de 10 anos, ou 15 séculos em tempo de Internet.


Hoje em Dia…

- Onde você estava ontem à noite?
- Ué, em casa dormindo, onde mais?
- Por que o celular estava desligado desde 8 da noite?
- Acabou a bateria e eu não vi.
- E por que nenhuma das três linhas da tua casa nem o celular de ninguém atendia? Eu tentei todos os 8 números e nada.
- …


2. Videoclipes

Domingo à noite e você sentava em frente a TV, esperando para ver o novo clipe do Michael Jackson, com seus estonteantes efeitos especiais. Hoje você reproduz esses efeitos clicando em três botões de um software gratuito, mas na época era fodástico.
Segunda-feira você comentava com os colegas na escola e depois ficava garimpando programas que exibissem o tal clipe para poder ver de novo.
Até que veio a MTV. Agora sim, você poderia ver seus clipes favoritos quantas vezes quisesse.
No começo até que era legal, mas aos poucos a música foi dando lugar a programas chatos apresentados por retardados. Depois os retardados tomaram o poder e a música desapareceu.


Hoje em Dia…

Você não tem mais clipes favoritos, já que os canais que ainda os exibem dividem o tempo entre RAP, Restart, Miley Cyrus e coisas piores, se é que há algo pior.
Você fica garimpando algo para assistir no Youtube, onde 9 em cada 10 vídeos são removidos a pedido da gravadora e o restante é um powerpoint mal-feito com paisagens (des)animadas enquanto a música toca.


3. Relacionamentos

Você dava um pé na bunda e ficava livre. Seu telefone não tocaria toda hora (ver item 1) e sua vida seguiria tranquila.

Hoje em Dia…

Seus 18 perfis de 14 redes sociais diferentes são bombardeados dia e noite com xingamentos, revelações comprometedoras e links para vídeos suspeitos.
E não adianta nem tentar uma ordem judicial, já que ela não precisa se aproximar para fazer nada disso.
4. Vida Social


Você saia no final-de-semana e com sorte acordava com uma garota que parecia bem mais bonita com 8 cervejas a mais na corrente sanguínea. Na segunda contava para os colegas sobre a loira incrível que conheceu.
Hoje em Dia…
Você passa o sábado à noite em frente ao computador e, com sorte, faz sexo virtual com uma gostosa de 19 anos que na verdade se chama Norberto, tem 60 anos e pesa 120 kg.


5. Atendimento ao Consumidor

Se você tinha um problema para resolver com um prestador de serviços, normalmente teria que ligar ou, mais provável, ir pessoalmente até o escritório, perdendo tempo mas geralmente resolvendo o que fosse.

Hoje em Dia…

Centrais telefônicas programadas no inferno fazem você clicar para escolher opções de um menu. Esse menu é projetado para enlouquecê-lo.
É necessário clicar através de um labirinto de números, que geralmente terminam em uma gravação dando acesso ao que você não quer.
Quando você finalmente consegue falar com um ser humano, ele nunca, eu disse nunca, será capaz de resolver seu problema, enviando você novamente ao menu com instruções para clicar sequencialmente em 3, 8, 9, 1, 4, 7, 5…


Fonte: http://www.ofimdavarzea.com/5-avancos-tecnologicos-que-atrasaram-sua-vida/

Tempo perdido, em sites de relacionamento.

Os sites de relacionamento social são um problema para as empresas?

Mesmo que as pesquisas mostrem claramente que os trabalhadores dos Estados Unidos e Grã-Bretanha e Brasil, gastam uma grande parte do tempo em sites de relacionamento social, já existiram outras distrações. Jogos do Windows, como Paciência e Campo Minado, já foram febre em muitos escritórios. Eles são tão viciantes quanto os sites de relacionamento pessoal. Além do tempo perdido, os sites de relacionamento social oferecem outros perigos, relacionados à segurança e à privacidade nos computadores.

Muitas pessoas não usam as funcionalidades de segurança desses sites e suas informações acabam vazando. Existem muitos casos de pessoas que perderam seus empregos ou não conseguem ser admitidas pelo teor das informações colocadas em sites, pelo compartilhamento de fotos inapropriadas ou por críticas ao chefe em um grupo do Facebook. Nesse caso, a combinação do tempo livre com o trabalho não funciona muito bem. Às vezes, as pessoas colocam informações em seu perfil de trabalho que estão mais voltadas para a sua vida pessoal. Alguns sites, como o Facebook, permitem que você mostre determinadas informações do perfil para um certo grupo de pessoas. Dessa forma, seu perfil fica mais discreto.

Às vezes, informações que parecem inofensivas podem ser alvo de roubo de identidade. Datas de aniversários, por exemplo, são colocadas online como lembretes para os amigos, mas elas também podem ser usadas para recuperar senhas perdidas ou identificar alguém em uma instituição financeira. Reduza o risco de roubo de identidade selecionando com cuidado as informações que você disponibiliza nesses sites.

Algumas empresas usam esses sites como ferramenta de trabalho, mas é difícil confirmar a identidade de alguém online. Na melhor das hipóteses, as empresas que tentam fazer contatos por meio de sites de relacionamento social podem ser surpreendidas por spam e vírus.

Apple libera iOS4


A Apple liberou nesta tarde a nova versão do seu sistema operacional, o iOS4, para iPhones de terceira geração. Para quem já tem o iTunes instalado no computador, a atualização será sugerida assim que você conectar o aparelho ao PC, via USB.

O que você, dono de um 3G ou 3GS, ganha com isso? Mais de 100 novos recursos gratuitos. As quatro grandes novidades são:

. Função de multitarefa (somente disponível para o 3GS): você roda vários aplicativos ao mesmo tempo e alterna entre eles, sem prejudicar o desempenho do aparelho;
. Nova forma de organizar os aplicativos em pastas, apenas arrastando e soltando;
. Função que permite ver todas as suas contas em uma caixa de correio unificada;
. iBooks, para ler e comprar livros a qualquer hora do dia ou da noite.

Também vale conhecer os recursos de lista de reprodução customizada, zoom digital de até 5x, vídeo focus (somente disponível para o 3GS) e suporte a teclado sem-fio (via Bluetooth).

iPhone 3.0 terá Bluetooth estéreo, copy e paste e mms


A nova versão do sistema operacional do iPhone trará muitas novidades esperadas, como suporte a copy e paste, MMS, busca, conexão P2P, Bluetooth estéreo, uso de recursos de mapas em aplicativos e notificações via push, entre mais de 100 modificações.

A companhia apresentou na tarde desta terça-feira (17/03) as novidades do iPhone OS 3.0 para uma platéia em Cupertino, na Califórnia. O evento foi transmitido ao vivo por sites especializados em tecnologia, como o Engadget.

Uma das novidades mais esperadas, a função de copy e paste foi confirmada. A recurso deve funcionar entre aplicações, o que significa que é possível copiar um texto do aplicativo Notes, por exemplo, e colar em um e-mail. Torpedos SMS, textos de aplicativos e até fotos também podem ser recortados, copiados e colados.

Os botões da caixa de cópia de texto permitem expandir ou retrair a área de seleção. Se você errar, basta chacoalhar o aparelho que a última ação será desfeita.

Finalmente, as mensagens multimídia (MMS) – como fotos, áudio e vídeo – serão suportadas pelo iPhone. O aplicativo de torpedos também ganha novas funções, como a possibilidade de encaminhar mensagens e deletar SMSs em grupo.

A usabilidade do aparelho também deve melhorar com novidades como busca e teclado em modo de paisagem para e-mails e outros aplicativos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Supercomputador no Brasil...

O Brasil vai receber em 2010 o supercomputador Blue Gene (Blue Gene é um projeto de arquitetura de computação, projetado para produzir diversos supercomputadores capazes de processar dados em velocidades de PFLOPS (petaFLOPS) e, atualmente, o desempenho obtido não ultrapassa a marca de 500 TFLOPS (teraFLOPS), aproximadamente.), com capacidade de efetuar um trilhão de operações por segundo. A máquina, que equivale a alguns milhares de computadores comuns atuando em rede, foi doada pela Escola Politécnica Federal de Lausanne(EPFL), na Suíça. O supercomputador vai ser instalado no Campus do Cérebro, em Macaíba (RN). O projeto de pesquisa em neurociência é coordenado pela Associação Santos Drumont para Apoio à Pesquisa(Aasdap) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o presidente da Aasdap, o neurocientista Miguel Nicolelis, será o primeiro supercomputador do Hemisfério Sul. A previsão é que ele comece a funcionar em meados de 2010. De acordo com o pesquisador, a máquina poderá ser usada para trabalhos em várias áreas do conhecimento. “São como milhares de computadores operando em rede, mas tudo em uma máquina só. O supercomputador poderá ser usado para análises de mudanças climáticas, modelos biológicos, genômicas, geológicas e de análises cerebrais”, explicou.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que os projetos desenvolvidos pelo Campus do Cérebro têm atraído pesquisadores internacionais para o Brasil. “A previsão de investimento do MEC no Campus do Cérebro, ao longo dos próximos anos, é de R$ 100 milhões”, disse. Cientistas e técnicos brasileiros vão à Suíça para receber treinamento para operar e cuidar da manutenção do supercomputador.

Mais Detalhes: http://cienteca.wordpress.com/category/sistema-operacional/



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Apple anuncia notebook ultrafino!




Em seu tradicional discurso anual realizado na MacWorld, convenção da Apple em San Francisco, o diretor-executivo Steve Jobs anunciou algumas novidades de sua empresa: confirmou o lançamento de um laptop ultrafino, apresentou novas funções para o iPhone, a possibilidade de alugar vídeos na loja virtual iTunes e também um equipamento para armazenar arquivos do Mac com memória de até 1 terabyte.

O produto mais esperado foi anunciado por Jobs como o “notebook mais fino do mundo”, segundo o site de tecnologia “Cnet”, que acompanhou o evento ao vivo. O portátil de 1,36 kg tem tela de 13,3 polegadas e 1,93 cm de espessura quando fechado (sua parte mais fina tem espessura de apenas 0,41 cm). A novidade estará disponível nas lojas dos EUA em duas semanas.

O modelo com processador Core 2 Duo da Intel de 1,6 GHz, 2 GB de memória RAM e 80 GB de disco rígido sairá por US$ 1,8 mil nos EUA. Ele tem uma entrada USB, uma áudio e uma micro-DVI; falta, no entanto, um drive para a leitura de DVDs. A empresa promete duração de cinco horas de bateria, quando utilizada a conexão sem fio à internet.Segundo a agência de notícias Reuters, os notebooks vêm sendo um dos mais fortes segmentos da Apple. Em seu quarto trimestre fiscal, encerrado em setembro, a empresa vendeu 1,34 milhão de laptops MacBook e MacBook Pro, 37% acima do total do mesmo período no ano anterior.

Saiba Mais: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL260573-6174,00-APPLE+ANUNCIA+NOTEBOOK+ULTRAFINO+E+NOVAS+FUNCOES+DO+IPHONE.html